Basicamente os racks estão disponíveis em três formas:
Os Racks Colunas são geralmente utilizados em equipamentos de telecomunicações,
Os Racks Abertos são geralmente utilizados em equipamentos de rede.
Os Racks Fechados ou Racks Perfurados são geralmente utilizados para armazenar equipamentos como servidores, storages, Switch e varios outros equipamentos. (consulte a Figura 1).
Os racks não apenas otimizam o espaço de armazenando, mas também desempenham um papel fundamental na montagem equipamentos pesados, tornando o ambiente mais organizado para a distribuição de energia, melhorando o gerenciamento de cabos e otimizando o fluxo ar. Muitas vezes um rack completo pode pesar dezenas, centenas até milhares de quilos.
Este passo a passo elaborado pela RACKFORT tem a finalidade de apresentar os componentes de um rack, descrever os critérios de decisão e recomendar um processo de escolha prático!
Para evitar confusão e respeitar a linguagem comum, usaremos o termo “rack servidor” para nos referir ao chassi e ao gabinete do rack.
A Figura 2 mostra uma imagem explodida de um típico rack servidor. Consiste em uma estrutura monobloco soldada com planos de fixação verticais para fixação de acessórios medidos em “U”, uma porta frontal e traseira, painéis laterais, um teto com aberturas de exaustão e uma entrada de cabos, rodízios, pés niveladores e etc. .
Praticamente todos os equipamentos eletronicos, servidores e acessórios são montados nos planos de fixação verticais, enquanto o chassi é responsável por unir as portas, os painéis laterais, rodízios e etc...
A porta frontal e traseira tem como principal finalidade o acesso ao interior do rack, permitindo a montagem, monitorameto e a manutenção nos equipamentos de forma segura. Dependendo do modelo de porta escolhida, o fluxo de ar é maior ou menor dentro do rack servidor.
Os painéis laterais também permitem o acesso ao interior do rack, otimizando a circulação do ar e ajudando a eliminar a mistura de temperatura entre os racks.
O teto do rack servidor executa três funções essenciais: A primeira é proteger os equipamentos contra a queda de poeiras e partículas, a segunda é auxiliar na montagem de um sistema de exaustão de ar e a terceira é fornecer um ponto de entrada para o cabeamento de energia e rede.
Os pés niveladores e os rodízios do rack devem garantir e suportar a carga de todo o conjunto.
A Tabela 1 contém uma lista de acessórios padrões fornecidos pela RACKFORT e suas principais funções. Observe que, dependendo dos requisitos, alguns acessórios podem não serem necessários, portanto são excluídos intencionalmente de uma solução de rack servidor.
Tabela 1
Acessórios e suas funções nos racks
Os critérios de decisão
Antes de escolher um rack, existem alguns critérios de decisões a serem considerados, incluindo dimensões, projeto operacional, projeto estrutural, materiais e cores.
Lembre-se, os racks são a base de toda a infraestrutura digital e operacional da empresa e, como tal, devem ser escolhidos baseados nos critérios abaixo.
As dimensões:
É importante entender que ao nos referirmos as dimensões de um rack, vão exisitr sempre duas medidas: Uma medida interna relacionada a capacidade do rack em receber seus equipamentos eletronicos, servidores, acessórios e etc... e outra medida externa diretamente relacionada as dimensões que o rack ocupa no ambiente.
Largura: A maioria dos equipamentos de infraestrutura de TI tem uma largura padrão de 482,6 mm ou 19 polegadas, incluindo bordas ou suportes para montagem direta nos planos de fixação dos rack. Por este motivo a maioria dos racks servidores segue o padrão 19 polegadas. Largura externa de 600mm.
Altura: O tamanho de montagem vertical disponível é sempre indicado em “U”. Sendo 1U igual a 44,45 mm (1,75 pol.). Se estamos falando de um rack 44U, significa que há um espaço vertical interior físico de 1,95 m (77 polegadas) disponível para a montagem dos equipamentos. Altura externa 2,05 metros.
Profundidade: Externamente varia entre 470mm até 1070mm e internamente varia entre 330mm até 930mm, sendo que o tamanho e a densidade dos equipamentos, assim como a quantidade de cabos ditam a profundidade do rack.
Projeto operacional:
Existem alguns atributos que melhoram a eficiência operacional do seu dia a dia, incluindo velocidade de implantação, facilidade de manutenção e muito mais:
Projeto estrutural:
As capacidades de carga estática e dinâmica são parâmetros críticos para a estrutura do rack. Dependendo das técnicas de fabricação, chapas conformadas ou dobradas, chapas tubulares com soldagem contínua ou ponto, as capacidades de carga obtidas diferem. Cada técnica de fabricação tem seus próprios pontos fortes e fracos. A soldagem robótica é preferível à soldagem realizada por humanos, pois reduz o risco de erro humano e garante uma qualidade mais consistente. Existem muitos outros exemplos de técnicas de fabricação, mas, em última análise, o que é importante na especificação do projeto estrutural de um rack é sua capacidade de carga estática e dinâmica. Quanto maior a capacidade, mais forte é o rack.
Definição de carga estática e carga dinâmica:
Uma carga estática é fixa (10 servidores montados em um rack estacionário).
Uma carga é dinâmica quando os rodízios devem rolar pelo solo, sob efeito de vibrações, torções, momentos, etc.
Os materiais:
Como a densidade média dos racks aumentou nos últimos anos, mais equipamentos de TI estão sendo montados em um determinado rack. A capacidade
de carga deve portanto, ser avaliada e confirmada com antecedência. A capacidade de carga necessária de um rack pode variar de várias dezenas a centenas e milhares de quilogramas. Os racks servidores são geralmente construídos em aço devido à alta resistência e baixo custo desse material. Mas é possível encontrar modelos fabricados em Alumínio e até mesmo em MDF para ambientes de escritórios.
A cor:
A superfície dos racks ou acessórios pode ser feita para atender aos requisitos de cores de um usuário final, como preto, branco, cinza ou mesmo em cores que combinem com as cores da empresa. As cores mais comuns são o preto e o branco. Em geral, a poeira e os retoques são menos visíveis em racks pretos do que em racks brancos, o que reduz o custo de limpeza. As prateleiras brancas tendem a descolorir após dois anos devido à alta temperatura da circulação do ar. As diferenças de tom de branco também são mais visíveis do que em racks pretos.
Os racks brancos, por outro lado, refletem mais luz do que os racks pretos e têm mais contraste nos equipamentos e cabos, o que facilita a visibilidade ao trabalhar dentro dos racks.
Com base nos componentes do rack servidor e critérios de decisão mencionados acima, o seguinte processo de escolha é recomendado:
Considerações finais
*** Um rack servidor normalmente tem uma vida útil de mais de oito anos, ou seja, deve ser capaz de suportar várias gerações de equipamentos de TI. Conforme apresentado nos atributos de dimensão acima, a maioria dos equipamentos é padronizada para racks de padrão 19 polegadas. Se suas necessidades futuras de equipamento forem desconhecidas, o superdimensionamento, tanto em altura U quanto em profundidade, podem e devem ser levados em consideração.
A equipe RackFort espera ter ajudado com sua escolha e para maiores informações sobre nossos produtos acesse www.rackfort.com.br ou entre em contato através contato@rackfort.com.br
A RackFort é uma empresa especializada em oferecer soluções em Racks e acessórios para profissionais de TI. Contamos com uma linha completa de Racks padrão 19" nos modelos: Racks Perfurados, Racks Fechados, Racks Abertos, Racks Colunas e Racks de parede. Nossa proposta é entregar qualidade a um preço justo, prezando sempre pela experiência de compra.